São Paulo - 11 de março 2010 Local solutions in a global world
Recursos do Site
( fim de recursos do site )
Navegação do Site
( fim de navegação do site )
Buscar no Site
( fim de buscar no site )
Insight World Wide
Home » Acontece »

Acontece

Governo quer zerar municípios sem biblioteca até junho de 2010

Brasília - Três em cada quatro brasileiros não frequentam bibliotecas. Para reverter este quadro, ampliar o acesso ao livro e formar novos leitores, o Ministério da Cultura aposta na construção e modernização de bibliotecas municipais. A meta, segundo o diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos, é zerar, até junho de 2010, o número de municípios sem biblioteca. Desde 2004, 1,2 mil foram implantadas. Mais mil foram modernizadas nos últimos dois anos, disse.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita com 5.012 pessoas em 311 municípios em 2007, revela que o brasileiro não frequenta bibliotecas. Esta foi a resposta dada por 73% dos entrevistados, que representam 126 milhões de pessoas. Os argumentos vão desde a falta de interesse ou hábito pela leitura (24%) à ausência de uma biblioteca próxima (16%). Mesmo os leitores não têm o hábito de ir à biblioteca, como afirmaram 58% dos entrevistados, que representam 55 milhões de brasileiros.

Por outro lado, 52,8 milhões ou 55% dos leitores entrevistados informaram que, além de emprestar livros, usam as bibliotecas como ambiente de pesquisa e estudo. Já 15,9 milhões de brasileiros leitores ou 17% dos entrevistados vão às bibliotecas para ler por prazer.

Para atingir a meta de zerar o número de municípios sem biblioteca, o governo federal contratou a Fundação Getulio Vargas para fazer um mapeamento. O problema, de acordo com o diretor do Livro, Leitura e Literatura do MEC, é que nem todas as administrações municipais são parceiras. “Depois de uma eleição, é comum ver a antiga biblioteca da cidade transformada em posto de saúde”, afirmou Fabiano dos Santos.

Fonte: Agência Brasil

Recursos do site
voltar topo ( fim de recursos do site )
Instale o Flash Player para ver este vídeo.
Richmond Talks
Como motivar os alunos a ler em inglês? Gordon Knowles, diretor da Scholastic Readers,numa entrevista no estúdio da Richmond em São Paulo, falou sobre os temas que motivam os alunos a ler.
( fim de richmond vídeos)
Copyright Richmond Publishing
A reprodução total ou parcial de qualquer material no site está totalmente proibida
Contate-nos
Telefone: 0800 771 8181 ou
ou escreva para nós ( fale conosco )